NORMALIDADE, SERÁ QUE A QUEREMOS?

A normalidade é um conceito e, como tal, difere de cultura para cultura. Mesmo com todo o mal derivado da pan-expansão dos conceitos de vida dos EUA, continua a haver várias normalidades, sendo as mais acentuadas a Russa, Chinesa, Indiana e a Africana. Foi a normalidade que nos trouxe a pandemia não o coronavírus, se não mudarmos de normalidade a pandemia não acaba e outras virão cada vez com mais frequência.

Escreveu-se em tempos que quando a China acordasse …, acordou, erradicou a pobreza extrema, milhões passaram a ter condições para serem turistas fora de portas, países ocidentais concorrem entre si para acolherem o maior número possível de turistas chineses como fonte de receita para comprarem os bens que a China produz em virtude da desindustrialização ocidental; há muito que soubemos que as grandes epidemias (excepto a gripe espanhola) começaram no Oriente não por culpa dos orientais, mas por o Planeta Terra ser como é, o que se fez em termos de saúde pública?

Nada, venderam-nos que a ciência tudo resolve bastando um clique de rato e que esta economia era a melhor do Universo. Aumentaram-se os voos intercontinentais para transporte de turistas, criaram-se rotas sem escala para não se perder tempo em aeroportos, tudo para se ganhar umas horas no país de destino. Há que ter em memória que bastou não ter havido a suspensão os voos intercontinentais para o que era uma epidemia passar a pandemia. O SARSCoV2 “agradeceu” a facilidade concedida.

Aprendemos alguma coisa, pelo que se vê, lê e ouve, NÃO; imensos clamam e pranteiam pela “antiga” normalidade. Já em 2013, no discurso proferido pelo Papa Francisco, em 2013, aquando da apresentação das cartas credenciais de novos embaixadores alertava para o mal da NORMALIDADE, “Criámos novos ídolos. A adoração do antigo bezerro de ouro (cf. Ex 32,1-8) encontrou uma nova e cruel versão na idolatria do dinheiro e na ditadura de uma economia realmente sem fisionomia nem finalidade humanas”.

O DISCURSO DO PAPA FRANCISCO pode ser lido em http://www.vatican.va/content/francesco/pt/speeches/2013/may/documents/papa-francesco_20130516_nuovi-ambasciatori.html

Continua…

Please follow and like us:

Artigos Recomendados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Facebook
Instagram